Como gerar energia elétrica em casa e reduzir o valor de sua fatura

Atualmente, com os constantes aumentos do valor da fatura de energia elétrica as pessoas têm se voltado para alternativas de economia. Muitas vezes, desligar todas as lâmpadas ou deixar de usar o ar condicionado, privando a família do conforto, não é a melhor saída. Como solução, é possível usar o telhado de sua casa para aproveitar a luz do sol, instalando placas fotovoltaicas. Quando o sol irradia sua luz, as placas instaladas no seu telhado convertem essa luz em energia elétrica de corrente contínua. Essa energia então deve passar por um inversor que a transforma em corrente alternada. Daí já é possível utilizar essa energia usando seus eletrodomésticos. O que for gerado a mais será transferido para a rede da Concessionária, que lhe devolverá os créditos em sua fatura em até 05 anos por meio de compensação. Assim, você reduzirá sua conta de energia e seu sistema de geração se pagará em poucos anos, mas vai gerar energia pelos próximos 30 anos, no mínimo.

Que sistemas de geração de energia elétrica pelo uso do sol existem?

Basicamente, 02 sistemas.

O sistema OFF-GRID (fora da rede)é recomendado para regiões distantes onde não há redes de energia elétrica, por exemplo, fazendas ou para a sua chácara de fim de semana, não abastecidas por concessionárias.  Utiliza baterias para armazenar a energia captada durante o dia a qual será consumida à noite, nos dias de chuva ou nos dias muito nublados. Requer uma margem de segurança para evitar que falte luz enquanto não gera. Esse sistema necessita de placas, inversor e baterias.

O sistema ON-GRID (na rede), como o nome diz, permite que você use a energia elétrica gerada pelo sol durante o dia, e complemente usando a energia da rede da concessionária (se o seu sistema é menor do que você precisa) OU injete energia elétrica na rede da concessionária (se você gastar menos energia do que seu sistema gera), buscando esse crédito em até 05 anos. Esse sistema necessita de placas, inversor e medidor bidirecional (esse a concessionária deve fornecer).

Sedeve salientar que no sistema ON-GRID, quando faltar luz na rede da concessionária, a sua casa não terá energia elétrica. Isso é necessário para a segurança dos técnicos que atuarão na rede. 

É importante calcular um tamanho de sistema que você realmente necessite, prevendo possíveis aumentos no consumo, para não se surpreender achando que o sistema é ineficiente porque você ainda paga uma fatura alta. Não adquira um kit pensando somente no preço. Tenha em mente: preço, qualidade de todos os equipamentos, garantias (devem durar muitos anos), quantidade de quilowatts que deve gerar.

Em alguns países, há a possibilidade de usar os dois sistemas, chamados híbridos. No Brasil, a ANEEL, permite apenas o ON-GRID junto às concessionárias, ainda.

Quais as vantagens de instalar um sistema de energia solar em casa?

Primeiro, para economizar dinheiro, pois o sistema se paga em torno de 4 a 7 anos, dependendo do tamanho do sistema e do consumo de energia. Por isso, é importante fazer um projeto mais real possível, prevendo possíveis aumentos no consumo – por exemplo – aquisição de mais aparelhos, aumento na família, etc. Esse dimensionamento é feito pela média de consumo em quilowatts nos últimos 12 meses. Imediatamente, após a concessionária liberar o sistema da sua casa e trocar seu medidor convencional por um bidirecional, a próxima fatura já terá redução no valor. E a energia que for gerada a maior, será injetada na rede da companhia e você usará esse crédito nos próximos 05 anos, ou seja, haverá desconto na fatura, podendo pagar apenas a taxa mínima, sendo de 30 kW para ligações monofásicas, 50 kW para bifásicas e 100 kW para trifásicas.

Segundo, você é uma pessoa consciente, que pensa no meio ambiente e nas gerações futuras, já que aproveita a luz do sol, reserva inesgotável de energia, ajudando a evitar a necessidade de construir novas hidrelétricas, ou de se utilizar fontes a carvão, petróleo, biomassa, etc.

Terceiro, é inovação tecnológica, de comprovada eficiência – funciona e de eficácia – economiza dinheiro e recursos naturais.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de um sistema solar fotovoltaico, traga junto sua fatura de energia elétrica, visite a Master SOL, Rua Barão do Triunfo, 452 – Centro, em São Miguel do Oeste e solicite um orçamento para você economizar dinheiro e cuidar do meio ambiente. Ou, envie cópia de sua fatura no e-mail: mastersolsmo@gmail.com, WhatsApp 49 99988-2021, ou pelo Face book (Messenger): Master SOL

Vamos Instalar a Sua?

Cadastre Seu E-mail

Enviaremos um Orçamento Totalmente Gratuíto